domingo, 23 de agosto de 2015

Tecnologia: Robô que constrói sozinho outros melhores!

Pesquisadores britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram um robô capaz de construir outros robôs ainda melhores sem intervenção humana. O objetivo do estudo é descobrir como produzir robôs que se adaptem ao ambiente. O trabalho, feito por pesquisadores de Cambridge e Zurique, na Suíça, foi publicado na revista científica PLOS One.
De acordo com Fumiya Iida, da Universidade de Cambridge, que conduziu a pesquisa com colegas da Universidade ETH, em Zurique, um dos objetivos é encontrar novas ideias sobre como seres vivos evoluem. “Uma das grandes questões da biologia é como a inteligência surgiu – e estamos usando a robótica para explorar esse mistério”, disse ele à BBC. “Sempre pensamos em robôs fazendo tarefas repetitivas, já que, tipicamente, são projetados para produção em massa e não customização em massa. Mas, queremos ver robôs capazes de inovação e criatividade.”
Outro objetivo é desenvolver robôs capazes de melhorar e se adaptar a novas situações. Pode-se imaginar carros sendo construídos em fábricas e robôs procurando defeitos e consertando-os por conta própria. E robôs usados na agricultura poderiam experimentar técnicas diferentes de colheita para ver se melhoram o rendimento.
(Fonte: G1)


Nenhum comentário: