domingo, 23 de agosto de 2015

Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, cumprindo uma das etapas legais do processo, realizou uma importante Audiência Pública nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, para apresentação do Diagnóstico Técnico/Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó, conforme a Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais e a Política de Saneamento Básico.
O Plano, um das mais importantes acontecimentos administrativos das últimas décadas para o município, contemplará um conjunto de serviços de infraestruturas, tais como instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais e drenagem urbana para os próximos 20 anos, cujo objetivo é melhorar a vida da população.
Saliente-se que Jardim do Seridó foi agraciado com recursos Governo Federal, através da FUNASA, ao lado de outros oitos municípios do Estado. A INCIBRA vencedora da licitação do COPIRN (Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte) é a empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Apesar da importância fundamental para a população do município em termos de melhorias na qualidade de vida, especialmente quanto a higiene e saúde preventiva da população e para o meio ambiente, o evento teve um comparecimento pífio, entendendo-se que a população não se encontra conscientizada da importância deste plano para a comunidade.
Mas o que mais impressionou foi a ausência dos vereadores do município, demonstrando que os mesmos não têm compromisso com a cidade e seu povo. Apenas o Senhor José da Noite esteve presente, o que mostra que os vereadores eleitos não assumem suas responsabilidades na condição de Poder Legislativo. Aparentemente ocupam estes cargos apenas por vaidade e para se portarem politiqueiramente a favor ou contra o Poder Executivo! Uma pena, pois as regras para execução destes serviços e mesmo a fiscalização dos recursos aplicados serão de suas responsabilidades! E como eles terão argumentos para discutirem isto?
Também alguns secretários importantes estiveram ausentes, como o da Saúde e o da Educação, o que foi, também, uma pena! Assinalamos a presença dos secretários Janildo Dantas, Jarbas Silva e João Eudes, acompanhando o Senhor Prefeito Jocimar Dantas, a quem parabenizo por ter sido em sua gestão o desenvolvimento do citado e histórico Plano!
A cobertura da imprensa também foi melancólica com a notável ausência de cobertura jornalística do principal meio de comunicação do município, a Rádio Cabugi do Seridó, demonstrando uma grande falha e descomprometimento com nossa sociedade!

As fotos do evento são de autoria e cedidas gentilmente pelo blogueiro Josimário Nunes (a Fonte).

Nenhum comentário: