terça-feira, 23 de junho de 2015

Chocolate: emagrecer era uma farsa!

Um estudo publicado em abril na revista científica “International Archives of Medicine” indicava que comer chocolate “aumenta significantemente” as chances de emagrecer durante uma dieta.
Na realidade foi uma farsa preparada pelo jornalista britânico John Bohannon para provar a tese de que pesquisas na área de dieta conseguem ser publicadas em revistas científicas e ganhar destaque midiático mesmo se tiverem uma qualidade muito ruim.
O grupo inventou um instituto chamado “Institute of Diet and Health”, que seria a instituição onde o estudo-farsa teria sido feito, e o submeteu à revista científica “International Archives of Medicine”. O artigo foi aprovado sem questionamentos, apesar de a publicação alegar que “todos os artigos submetidos à revista são revisados de maneira rigorosa”.
Antes da farsa do chocolate, Bohannon já tinha feito um trabalho para a respeitada revista “Science” para provar que parte das revistas científicas de acesso aberto, que alegam submeter seus estudos a um rigoroso processo de revisão por pares, na verdade aceitavam publicar pesquisas de qualidade mais do que duvidosa. (Fonte: G1)
Segundo o jornalista, o objetivo da farsa foi atingido, pois as conclusões tendenciosas do estudo realmente tiveram destaque em grandes meios de comunicação, entre sites, revistas e jornais de vários países.
(Fonte: G1)


Nenhum comentário: