segunda-feira, 2 de março de 2015

Chuvas irregulares no semiárido piauiense

Em Paulistana, no semiárido piauiense, até agora, as chuvas foram isoladas não animaram os agricultores. O horizonte também não parece sinalizar boas notícias para o sertanejo. Eles vivem uma incerteza, mas não perdem a esperança.
Desde o início do ano os agricultores de Betânia, no interior do Piauí sofrem com chuvas irregulares e as incertezas no plantio. As perdas na última safra passaram de 90%, até a única estrada de asfalto que dá acesso a cidade continua parcialmente interditada, prejudicando a agricultura local.
Quem plantou em dezembro esperava que houvesse chuva para segurar a lavoura, mas isso não aconteceu. Naquele mês, choveu na região apenas 60 milímetros, e mesmo assim a água mal deu para encher pequenos reservatórios. Para encher açudes e garantir produtividade seriam necessários pelo menos 200 milímetros por mês.
Se no campo a situação preocupa na cidade não é diferente. A prefeitura restringiu o uso dá água do maior açude dá região e que abastece cerca de vinte mil habitantes. Desde 2012 o sertão do Piauí vem enfrentando estiagens cada vez mais severas.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário: