domingo, 21 de setembro de 2014

População deve crescer até 2100

Um estudo feito pela Universidade de Washington e pela Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que a população mundial deve continuar crescendo ao longo de todo o século, podendo chegar a 10,9 bilhões em 2100. Os dados surpreendem, na medida em que projeções anteriores estimavam que a população mundial chegaria ao pico em 2050, estabilizando-se em seguida.
Os resultados, publicados nesta quinta-feira (18) na revista “Science”, se baseiam em uma análise estatística das mais recentes projeções populacionais feitas pela ONU, que incluem os resultados dos censos de 2010 e algumas pesquisas mais recentes de até 2012.
 “O consenso nos últimos 20 anos é que a população mundial, que é atualmente cerca de 7 bilhões, cresceria até 9 bilhões e estabilizaria ou provavelmente diminuiria”, diz um dos autores do estudo, Adrian Raftery, professor de estatística e sociologia da Universidade de Washington.
Segundo os pesquisadores, a principal razão para a população mundial não se estabilizar até o final do século é o aumento na população da África. Análises feitas no passado tinham projetado que a fertilidade na África iria diminuir, seguindo a tendência observada na Ásia e na América Latina. Porém, a fertilidade no continente africano continua subindo.
A média de filhos nas famílias africanas é de 4,6 por mulher, em parte devido à falta de contraceptivos. Diante disso, a atual população da África, de cerca de 1 bilhão, deve crescer até um patamar entre 3,1 e 5,7 bilhões até 2100, segundo o estudo.
Outro fator levado em conta pelo estudo é a dinâmica da epidemia de HIV na África: a mortalidade pela doença têm diminuído consideravelmente no continente, impactando também no crescimento populacional.
(Fonte: G1)


Nenhum comentário: