sexta-feira, 9 de maio de 2014

Triglicerídeos

Os triglicerídeos são um tipo de gordura proveniente da ingestão de alimentos ricos em gordura ou pela sintetização de carboidratos no fígado. Assim, ele está presente em cerca de 90% da nossa alimentação, enquanto o colesterol pode ser encontrado em apenas 10% dos alimentos ingeridos. Menos agressivos, eles também são perigosos se não controlados: aumentam os riscos de doenças coronarianas e até de desenvolver diabetes.
As melhores formas de baixar o nível de triglicérides não se restringem apenas à alimentação. Alguns procedimentos comuns ajudam a controlar a taxa dessa gordura. Começar a praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo. Excesso de peso é a principal causa de aumento de triglicerídeos no sangue. Uma das primeiras recomendações médicas para baixar o nível de triglicérides é criando uma dieta balanceada e, claro, com baixo teor de carboidratos. Isso inclui massas, frutas e tubérculos, como a batata.
Outro alimento que deve ser controlado são os doces. No organismo, o açúcar é absorvido e estimula a produção de triglicerídeos pelo fígado. Além disso, o depósito dessa gordura no pâncreas atrapalha o funcionamento das células de insulina, fazendo com que a taxa de glicose no sangue também aumente.
Outro alimento que deve ser controlado são os doces. No organismo, o açúcar é absorvido e estimula a produção de triglicerídeos pelo fígado. Além disso, o depósito dessa gordura no pâncreas atrapalha o funcionamento das células de insulina, fazendo com que a taxa de glicose no sangue também aumente.
Finalmente álcool e fumo! Bebidas alcoólicas estimulam a produção de triglicerídeos e por isso, devem ser evitadas. Uma latinha de cerveja, por exemplo, tem 147 calorias; uma taça de vinho tinto seco, 107 e uma única dose de uísque, 240 calorias. Já o tabagismo aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes e potencializa os prejuízos causados pela alta taxa de triglicerídeos no sangue. Assim como o açúcar, ele causa resistência de insulina devido ao acúmulo de gordura no abdômen.
Verduras e legumes não podem faltar no cardápio. Peixes, como salmão e atum, são alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, uma gordura insaturada, que reduz o nível de triglicérides do sangue. O preparo do peixe tem de ser de forma que ele fique com baixo teor de gordura, sendo a melhor alternativa grelhá-lo.

Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)                             

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