quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tecnologia: Plástico que se regenera

Cientistas dos Estados Unidos criaram um tipo de plástico capaz de se regenerar. O novo material consegue preencher grandes rachaduras e buracos, fazendo crescer mais de si mesmo para corrigir essas falhas. A existência de materiais capazes de se autorreparar seria um avanço não só para bens comerciais – esse plástico seria ideal para um para-choque de carro, por exemplo – como para produtos de difícil conserto ou substituição, como aqueles usados para fins aeroespaciais.
É um sistema de reparação em um material sintético, não vivo, de forma semelhante ao que vemos em algumas espécies. A ideia para a forma como esse material seria desenvolvido veio do sistema circulatório dos animais. O sistema vascular permite transportar uma grande quantidade de agentes curadores. Ele também permite múltiplas reparações, caso a superfície sofra danos mais de uma vez. Os materiais que permitem a regeneração circulam por dois capilares (tipo de vaso sanguíneo mais fino) paralelos. Quando o dano ocorre, os líquidos de cada capilar se espalham e se misturam, formando um gel, que preencher as rachaduras ou buracos no material e depois endurece, formando um polímero forte.
No caso específico de um furo causado por uma bala, por exemplo, que provoca diversas rachaduras ao seu redor, a reação pode ser desacelerada, para que o gel tenha tempo de penetrar em todas as rachaduras antes de endurecer.
Fonte: Veja.com

Um comentário:

Curioso Links disse...

Bom dia!
Tenho um site agregador de links e conteúdos para divulgação de sites e blogs.
Você cadastra seus links e conteúdos e eles são analizados, aprovados e publicados.
Venha fazer parceria! Faço troca de banners também!
Se tiver interesse por favor me retorne a mensagem.
Pode falar comigo por e-mail ou Facebook:
contato@curiosolinks.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Curioso-Links/155672684629992?ref=hl
SE JÁ RECEBEU ESSA MENSAGEM, POR FAVOR DESCONSIDERE.
Grato,
Anderson - http://curiosolinks.com.br