terça-feira, 25 de março de 2014

Sal x Sódio

Um estudo feito pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) traçou um perfil do consumo de sódio feito pelo brasileiro. Segundo o estudo, os alimentos industrializados são responsáveis por 23,8% do total da ingestão de sódio, enquanto 71,5% do nutriente provêm do sal de cozinha. O trabalho mostrou que a maior parte do sódio por adição de sal foi consumida nas residências (59,7%) e o restante (11,8%) do sal proveniente das refeições feitas fora de casa.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sódio para um adulto saudável (sem problemas hipertensivos, por exemplo) é de 2.400 miligramas por dia, o equivalente a 5 gramas de sal ou uma colher de chá do alimento. Mas o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas de sal por dia - mais que o dobro!
Se você é alguém que se preocupa com sua saúde e tem medo de sofrer paralítico em cima de uma cama, procure um nutricionista que elabore orientações e receitas para dar uma boa amenizada nessa quantidade de sódio nas refeições.
Fonte: Revista Eletrônica AMBIENTE BRASIL (via newsletter

Nenhum comentário: