sábado, 1 de fevereiro de 2014

Saúde dos cabelos

Entre os hábitos que destroem o cabelo estão o mau uso de produtos e até a falta de cuidado ao pentear. Pontas duplas, raiz muito oleosa, fios quebradiços, corte com muito volume, caimento sem graça... A lista de reclamações é enorme, mas nada de ficar culpando a genética pela sua insatisfação. Frequentemente são os efeitos do desleixo. Aqui são anunciados quais são os cuidados para se livrar dos perigos que mais destroem os fios e como fazer para um acordo de paz com a escova.
1 - Nunca deixar resquícios do condicionador no cabelo. É costume deixar resquícios do produto pra o cabelo ficar macio e escorrer pelo pente debaixo do chuveiro. Mas não enxaguar adequadamente os fios vai danificar a estrutura capilar e impedir que as escamas sejam seladas.
2 - Não usar máscara hidratante na praia. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência e excedê-lo queima os fios e enfraquece os cabelos. O ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar.
3 - Prender os fios molhados por muito tempo.  Esse descuido faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas cruciais para evitar o cabelo armado demais.
4 - Passar chapinha no cabelo molhado: gravíssimo! Antes de usar a prancha, secar bem os cabelos, pois nem úmidos eles podem estar.
5 - Cortar no máximo a cada três meses. A não ser que o cabelo demore muito para crescer, ficar mais tempo sem corte faz as pontas passar a se abrir e a quebrar com facilidade.
6 - Desembaraçar com escovas maleáveis demais. Os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente, pois além de quebrarem os fios, as cerdas moles são de manuseio mais difícil.
7 - Nunca descuidar na hidratação, fazendo-a mensalmente, no mínimo. O procedimento tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.
8 - Cuidado no excesso e tratamentos. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes,... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas: é preciso escolher dois tratamentos, no máximo.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)


Nenhum comentário: