sábado, 1 de fevereiro de 2014

Extintores de incêndio


Os extintores de incêndio são recipientes com substâncias capazes de apagar um foco de fogo no seu início e, efetivamente, apenas no seu início.  A proteção por EXTINTORES é obrigatória e deverá ser efetivada por unidades extintoras que possam ser alcançadas e carregadas manualmente em até 15 metros de percurso. Normalmente é composta de extintores de pó químico, de água pressurizada e de gás carbônico, em condomínios residenciais e lojas comerciais.
Cada um desses extintores deve ser usado para um tipo de fogo ou situação. Por exemplos: ambientes abertos não energizados – água; combustíveis e placas elétricas – pó; ambientes pequenos e fechados – gás. Os três extintores podem ser substituídos por um único, o chamado PQS-ABC, porém mais caro.
Será que você já usou ou viu como manusear um extintor? Eles não são tão simples assim e se manuseados inadequadamente podem ser perigosos e causarem acidentes fatais. E não adianta ter estes equipamentos se você não souber usá-los. Sua presença, sem se saber manuseá-los, representará apenas uma falsa proteção.
Portanto se você não souber como e quando usá-los, é melhor pedir ao síndico de seu condomínio, por exemplo, pra ele convidar o Corpo de Bombeiros para fazer uma demonstração e mostrar como manuseá-los na hora que se fizer necessária.
Isso pode ajudar você a salvar seu patrimônio e até a sua ou outras vidas! E sempre que for comprá-los verifique se as instruções estão legíveis na embalagem, assim como  a data de validade! Pense nisso!


Nenhum comentário: