quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Colesterol ruim - LDL


Conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares, o colesterol em excesso pode formar placas de gordura nas artérias, impedindo a plena passagem de sangue e provocando o endurecimento dos vasos, ou a aterosclerose.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo.
Felizmente, pode-se reduzir os níveis de colesterol sanguíneo adotando uma série de hábitos simples com resultados garantidos:  consumo de fitoesteróis e boa alimentação.
O consumo de álcool deve ser evitado, mas curiosamente estudos têm demonstrado que a ingestão de vinho tinto pode ter um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares, promovendo a elevação do colesterol bom - o benefício é atribuído aos flavonoides presentes no vinho tinto.
Fazer uma consulta ao médico regularmente e fazer os exames de contagem de colesterol são extremamente importantes, principalmente para pessoas com histórico familiar no problema.
Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)


Nenhum comentário: