quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Respirar pela boca

Dormir de boca aberta compromete a saúde respiratória e o alinhamento dos dentes. É um dos sintomas da rinite, mal que pede tratamento desde a infância. Nos períodos frios do ano, são mais frequentes gripes e resfriados. Mas há quem sofra constantemente com as mudanças de temperatura, manifestando coriza, espirros, coceira e congestão nasal. São os portadores de rinite crônica.
O paciente que costuma dormir de boca aberta, pode manifestar problemas na arcada dentária. Não só os dentes ficam tortos e acabam precisando de tratamento ortodôntico, como até a voz soa anasalada. O crescimento correto do rosto das crianças é bastante influenciado pela boa respiração nasal. Muitas cirurgias são evitadas com um adequado acompanhamento ortodôntico e a utilização de aparelhos que estimulem o crescimento facial mesmo com uma respiração inadequada . É muito importante observar se a criança tem dificuldade de permanecer com os lábios fechados e se dorme com a boquinha aberta.
Muitas crianças têm este costume, portanto é preciso os pais prestarem o dobro de atenção na reincidência de doenças respiratórias que acometem seus filhos. Caso as crises de rinite se repitam, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso, já que isto poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias.
As crises de rinite costumam ser desencadeadas por uma reação alérgica a certos componentes, como ácaros, fungos, pelos de gatos e cachorros, ou até mesmo alguns tipos de alimentos. Também costumam ocorrer mais durante as mudanças climáticas. Casos de rinite não-alérgica se devem a alterações estruturais, como os desvios de septo e também merecem tratamento.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)


Um comentário:

Anônimo disse...

Homi... Durmo de boca aberta não, visse? Mas não custa nada tomar cuidados!

valeu pela dica!