terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Freios ABS

Numa situação de emergência em que é necessário afundar o pé no freio é que se compreende a real importância do sistema ABS. Se o carro não tem ABS, ao frear vigorosamente ele “derrapará” no sentido do obstáculo, mesmo que a direção seja virada para qualquer um dos lados. Com ABS (Antilock Brake System) as rodas não travarão, e mesmo freando, você provavelmente terá chance de desviar, virando o volante para um dos lados.
O sistema é um conjunto de válvulas gerenciadas por um módulo eletrônico, que tem por objetivo impedir que a pressão de óleo de freio seja constante nas rodas, evitando com isso o travamento. Ou seja, o ABS impede que rodas do carro travem durante uma frenagem brusca. Mesmo que o pedal do freio vibre o correto é manter o pedal pressionado.
Para evitar que o carro saia de traseira, deve-se optar por um veículo com o sistema de quatro canais. Para que o ABS funcione adequadamente é preciso fazer manutenções periódicas, como verificação das pastilhas e discos, e substituição do óleo de freio. Quando, por algum motivo o sistema estiver inoperante, uma luz no painel de instrumentos acenderá, indicando a necessidade de reparo.
Airbag e freios ABS passam a ser obrigatórios para todos os carros novos a partir do ano que vem (2014).


Nenhum comentário: