segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prós e contras dos refrigerantes light, diet e zero!

Alvo de polêmica quando o assunto é alimentação saudável, aqui apresentamos algumas respostas dos especialistas sobre algumas dúvidas:
1 - Tanto o light quanto o diet são refrigerantes de baixa caloria é isento de açúcar e praticamente não apresentam diferenças - ambos são livres de açúcar e de calorias - com exceção das versões de frutas que apresentam valor calórico de 5Kcal, aproximadamente;
2 - Refrigerantes light e diet, sozinhos, não provocam o aumento de peso, mas, ainda assim, devem ser consumidas com moderação (200 ml por refeição) para não substituir o consumo de outros alimentos e bebidas que sejam mais ricos em nutrientes, como suco de frutas;
3 - As vantagens do refrigerante intitulado "zero" são basicamente as mesmas vantagens da versão light ou diet;
4 - Refrigerantes de baixa caloria contêm maiores teores de sódio e podem chegar a mais que o dobro do que os dos comuns;.
5 - O suco de polpa é mais indicado para substituir o refrigerante de baixa caloria, pois os industrializados também são fontes de corantes, aromatizantes e conservantes;
6 - Refrigerante light com adição de vitaminas na fórmula pode ser consumido em maior quantidade, mas as vantagens são muito pequenas, além de que essa versão pode até conter menos sódio.
CONCLUSÃO: Os refrigerantes de baixa caloria não estão liberados na dieta e são considerados grandes vilões da alimentação. Na verdade é consenso entre nutricionistas que nenhum refrigerante traz benefício algum ao organismo. Um grande problema é que essa bebida gaseificada substituindo o suco natural, por exemplo,  pode deixar a pessoa com carência de nutrientes.

Fonte: MINHA VIDA (por newsletter!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Pôxa! pensei que poderia tomar "a vontade".....Penso que devemos beber com moderação!Dicas legais sempre!

Abraço professor!