segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Amebíase

Dos parasitas que podem ser ingeridos através da água, destaca-se a Entamoeba histolítica, causadora da amebíase e suas complicações. A Entamoeba histolítica é encontrada sobretudo em países quentes e em locais onde existem más condições sanitárias. É uma das principais doenças relacionadas com a água e seus agentes
A amebíase é uma doença originada por ameba que é um animal protozoário, rizópode, da ordem dos amebinos, gêneros Amoeba Ehremb., Endamoeba Leidy e outros. Locomove-se e alimenta-se por meio de pseudópodes.
Também chamadas de amibas,a s amebas são de vida livre, comensais ou parasitas. A espécie Endamoeba histolytica Schaudimm é a causadora da disenteria amebiana. Esta parasitose é de ocorrência em qualquer região do mundo sendo mais comum em climas quentes e úmidos. É encontrada na África, América, Ásia e Oceania.
Na América Latina é considerada endêmica. No Brasil esta parasitose é encontrada praticamente em todos os estados. Além de disenteria amebiana, a colite amebiana pode provocar dores abdominais, astenia, lassidão e emagrecimento. Na maioria dos casos não é uma doença grave, porém nas infecções muito intensas pode levar a morte.
É uma doença curável na maior parte dos casos, porém o tratamento tem de ser intensivo e supervisionado por especialista. Medidas sanitárias e cuidado com os alimentos, principalmente os ingeridos crus, como as verduras.
Fonte: FERNANDES, C & FEITOSA, N. - ABASTECIMENTO DE ÁGUA – PEASA, UFPB, 1990


2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima matéria!Tudo que pode nos ajudar, a prevenir doenças,é válido!


Um abração!

Anônimo disse...

It is perfect time to make some plans for the future and it is time
to be happy. I have read this post and if I could I desire to suggest you
some interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article.

I desire to read more things about it!

My weblog women shoes