sexta-feira, 30 de agosto de 2013

História 01 - A origem das civilizações

A arqueologia distingue dois grandes e importantes períodos do homem pré-histórico, a Idade da Pedra Lascada e a Idade da Pedra Polida, épocas também chamadas, respectivamente, de Períodos Paleolítico e Neolítico. No início a população humana era nômade e os homens perambulavam em pequenos grupos, de uma região para outra, na constante busca por alimentos. Foi neste período, chamado de Pré-história, a milhares de anos atrás, que o homem aperfeiçoou as artes da sobrevivência e criou as primeiras formas de organizações sociais.
São testemunhos deste período ancestral as chamadas pinturas essencialmente rupestres que normalmente representam costumes específicos daquela era. Aparente-mente os “artistas pré-históricos” produziam suas pinturas em rituais ligados à caça, eram feitas em áreas relativamente protegidas da ação do tempo e onde eles mesmos se abrigavam e, em geral, retratavam animais caçados, flechas, dardos e figuras humanas.
Este tipo de “produção artística” não é raro e é encontrado em todas as partes do mundo onde o homem fez-se presente como habitante pré-civilizado. Na literatura aparece como exemplo clássico do período Paleolítico, a famosa pintura rupestre da caverna de Altamira, na Espanha, datada de mais de 10.000 antes de Cristo, onde um bisão tenta se defender inutilmente de um ataque de caçadores.
A origem do comportamento sedentário, a domesticação de animais e a criação da cerâmica, aos poucos foram definindo a passagem do período Paleolítico para o Neolítico. Além da cerâmica, o homem também inventou os tecidos, as primeiras ferramentas metálicas, criou os mais rústicos meios de transportes, descobriu a tração animal, etc. A história registra como pioneiros dessa alteração no padrão de sobrevivência algumas populações do Oriente Médio.
Fonte do texto: MICRODRENAGEM – UM ESTUDO INICIAL, 2010 (Prof. Carlos Fernandes)
Foto de pinturas rupestres do Sítio Arqueologico Xique-Xique - Carnaúba dos Dantas/RN


Nenhum comentário: