terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ambiente - As lontras da Califórnia

A vegetação marinha está diminuindo em todo o mundo devido ao uso excessivo de fertilizantes e outros nutrientes provenientes da exploração agrícola e das áreas urbanas em águas costeiras, impulsionando o crescimento de algas, que impedem que a vegetação marinha receba luz do sol e reduzindo esta flora.
Mas nas últimas décadas, a vegetação marinha do Estuário de Elkhorn Slough, no norte da Califórnia, voltou a crescer. Estudos de várias décadas do declínio e a recuperação dessa vegetação, constataram que o aumento da população de lontras (desde 1984) foi um fator chave para a recuperação do meio ambiente.
Estes animais não têm impacto direto na vegetação marinha, mas ajudam a preservá-la, ao comer grandes quantidades de caranguejos. Alimentando-se dos crustáceos, elas eliminam uma ameaça chave para as lesmas-do-mar. Por sua vez, as lesmas-do-mar comem algas e permitem que as plantas marinhas se mantenham saudáveis.
Assim, o retorno das lontras a um dos maiores estuários da Califórnia permitiu recuperar a vegetação marinha, que serve de habitat para os peixes e desempenha um papel essencial na proteção dos ecossistemas costeiros.
Isto significa que a presença de um predador ajudou a salvar o ecossistema. Este estudo proporciona um exemplo dos efeitos em cascata sobre o ecossistema pelos transtornos da cadeia alimentar.

Fonte: TERRA

Um comentário:

Suenia disse...

Além de tudo são LINDINHAS.....