domingo, 25 de agosto de 2013

Alimentos negros x dieta

Como não é atrativa na panela, a cor preta costuma ter um peso negativo, indicando que um alimento pode não está fresco, por exemplo. Mas existem frutas, cereais e leguminosas com essa coloração que trazem diversos benefícios. Por exemplo, o arroz negro é menos calórico e tem mais fibras que o arroz integral. Em alguns casos, o preto intenso indica que aquele alimento possui uma alta concentração de determinado nutriente, como antioxidantes.
 Veja alguns exemplos de alimentos negros que devem figurar num cardápio saudável!
Feijão preto - É rico em magnésio e tem mais fibras que qualquer outro tipo de feijão. Tem mais ferro que o tipo carioca, combatendo melhor a anemia, sendo mais nutritivo se consumido junto com arroz.
Soja preta - É mais rica em antioxidantes, principalmente as antocianinas, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, inflamações, infecções virais e obesidade. 
Lentilha preta - Excelente fonte de proteínas, além de rica em fibras, ferro e ácido fólico, fundamental na formação neurológica durante a gestação.
Gergelim preto - Tem um valor calórico menor, mais vitamina A e cálcio que a variedade creme, além de compostos fenólicos, que combatendo radicais livres, e constituem fonte de antioxidantes naturais. 
Arroz negro - Tem 20% a mais de proteínas e 30% mais fibra em relação ao integral, elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Também tem grande conteúdo de compostos fenólicos e substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e câncer.
Jabuticaba - É rica em polifenois, incluindo antocianinas, flavonoides, acido fenólico e taninos, retardando o envelhecimento celular, combatendo os radicais livres. Uma porção de jabuticabas corresponde a sete unidades, sendo um ótimo lanche da tarde ou mesmo uma sobremesa. 
Amora - Poderoso antioxidante, tem alta concentração de polifenois e vitamina C: Uma porção de amora (100g) possui de 8 a 27 mg de polifenois e 13 mg de catequinas, sendo ótimos aliados contra o envelhecimento celular. Também ajuda no processo de diminuição do percentual de gordura corporal.
Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)                            


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei de saber,alguns pretinhos me agradam, principalmente as frutas1

Legal!