terça-feira, 27 de agosto de 2013

Agentes biológicos de doenças

Os principais agentes biológicos encontrados nas águas contaminadas são os parasitas, as bactérias patógenas e os vírus.
Parasitas são animais unicelulares que se alimentam do sangue de outro. Nascem e/ou crescem e/ou se reproduzem em outros corpos organizados. Em geral são protozoários, vermes ou fungos. São exemplos de doenças conhecidas em nossa região:
-     provocadas por protozoários: as amebíases, tricomonas, doença de Chagas, malária, entre muitas outras;
-     provocadas por vermes: amarelão, lombrigas, filariose, solitária, esquistosomose, etc;
-     por fungos: micoses em geral (pé de atleta, candidíases, algumas dermatoses, etc.)
Bactérias são parasitas unicelulares que constitui a classe dos esquizomicetos, e cujos tipos morfológicos fundamentais são os cocos, os bacilos e os espirilos. As bactérias patógenas encontradas na água e/ou alimentos, constituem uma das principais fontes de morbidade e mortalidade em nosso meio. São os responsáveis pelos numerosos casos de enterites, diarreias infantis e doenças epidêmicas com resultados frequentemente letais. Exemplos de doenças bastante conhecidas em nosso meio, também provocadas por bactérias são: leptospirose, tifo, febre tifoide, brucelose, lepra, cólera, difteria, tétano, meningite, coqueluche e várias doenças venéreas, doenças nos olhos e na boca. OBS: chama-se morbidade a capacidade de produzir doença numa pessoa ou num grupo delas.
Vírus são diminutos agentes infecciosos, invisíveis, com algumas exceções, pela microscopia óptica, e que se caracterizam por não terem metabolismo independente e terem capacidade de reprodução apenas no interior de células hospedeiras vivas. São típicas doenças viróticas e comuns em nossa região, as gripes e resfriados, catapora (varicela), rubéola, sarampo, caxumba, febre amarela, raiva e hepatite e poliomielite viróticas e alguns tipos de doenças venéreas. Os vírus mais comumente encontrados nas águas contaminadas por dejetos humanos são os da hepatite infecciosa e da poliomielite.

Fonte: ABASTECIMENTO DE ÁGUA (Prof. Carlos Fernandes)

Um comentário:

suenia disse...

Uma matéria imporatante, principalmente pra é da área de saúde!

Legal