quinta-feira, 18 de julho de 2013

Óleo de cozinha usado

O óleo de cozinha usado, quando descartado diretamente na rede pública de esgotos, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar as instalações hidráulicas. Quando lançado no solo, no caso do óleo descartado em aterros sanitários ou acumulado nas margens dos corpos de água, pode levar à impermeabilização do solo e à contaminação dos lençóis freáticos.
Para evitar estes problemas, o ideal é que o óleo seja coletado e armazenado e posteriormente enviado para cooperativas. Reaproveitado, ele pode servir como matéria-prima para diversas aplicações como na fabricação de sabão e detergente, produção de resina para tintas e de glicerina, ração animal, graxas e até como biodiesel.
Solução para descarte correto já é usada em prédios residenciais de algumas cidades brasileiras. Trata-se de uma prumada com tubos de cobre de 35 milímetros, incluída no projeto construtivo e direcionada unicamente para receber o óleo de cozinha usado. Na área comum de cada andar, ou mesmo na área de serviço do apartamento, há um ponto de coleta com uma tampa, para evitar o retorno de mau cheiro, que é o local que dá acesso à tubulação. A tubulação direciona o óleo para um tambor de recolhimento, localizado na parte térrea.
O uso da tubulação de cobre é por sua resistência a alta temperatura, comum ao óleo no momento do descarte. A manutenção do sistema é simples, bastando a cada seis meses, despejar água quente pela tubulação para realizar sua limpeza.
Esta é uma solução, no entanto, que só faz sentido em edifícios, por unificar o local de coleta de vários moradores, para gerar um alto volume. Em residências unifamiliares, o baixo volume utilizado não justifica a inclusão de uma tubulação para levar o óleo a um reservatório.
Fonte: JORNAL DO ENCANADOR ( http://www.jornaldoencanador.com.br/)


2 comentários:

Lucena Fernandes disse...

Qual seria a solução ideal para o descarte em residências?

Professor Carlão disse...

No caso de residências o modo mais simples é acumular em garrafas pets até encontrar uma maneira de descartar!