segunda-feira, 10 de junho de 2013

Os Sete Sábios da Grécia Antiga

1. Sólon (650-570 a. C.) - Governador de Atenas, nascido nesta cidade, histórico como legislador e como fundador da democracia.
2. Pítaco ( ~640-568 a.C.) - Estadista e legislador de Metilene, que a governou por dez anos, tempo durante o qual promulgou diversas leis na forma de poesia.
3. Quílon (século VI a.C.) -  Político célebre de Esparta conhecido como um escritor de poemas elegíacos e de muitos ditados que se tornaram populares.
4. Tales (624-548 a. C.) Matemático e astrônomo grego nascido em Mileto, na Jônia, Ásia Menor, hoje Yeniköy, Turquia, um bem sucedido comerciante nos ramos de azeite e sal, considerado o pai da filosofia e o fundador da ciência física.
5. Cleóbulo (século VI a.C.) - Governante de Lindos, na ilha grega de Rodes, escreveu muitos enigmas em verso e também é conhecido pelos aforismos de sua autoria, por exemplo, "Aceitar a injustiça não é uma virtude, mas muito pelo contrário".
6. Bias ou Brias (século VI a.C.) - Filósofo de Priene e sábio advogado, famoso por resolver assuntos litigiosos e que costumava usar a força de sua eloquência na defesa do bem.
7. Períandro (627-585 a. C.) - Soberano de Corinto que a tornou um centro cultural e trouxe importantes poetas para sua corte, promoveu a construção de edifícios, especialmente na arquitetura dórica e desenvolveu a arte da pintura em cerâmica, dando notoriedade a famosa cerâmica coríntia.
Fontes principais: WIKIPÉDIA e SÓ BIOGRAFIAS

Nenhum comentário: