sábado, 8 de junho de 2013

Desperdício de comida

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados. Isto significa que um terço da comida produzida no mundo vai parar nas lixeiras dos consumidores, vendedores, agricultores e transportadores. É um desperdício da ordem de US$ 1 trilhão e seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas que passam fome e ainda sobraria comida.
Esse desperdício chega a ser uma ofensa para os que têm fome e representa um custo enorme para o meio ambiente, em termos de energia, terra e água, além de desperdiçar o combustível usado para o seu transporte. E além disso, a decomposição de comida elimina uma grande quantidade do gás metano para a atmosfera.
Outras partes desse mesmo problema é o desmatamento para ampliar áreas para a produção de alimentos e consumo, compra e coisas de descarte. Isso significa ser possível erradicar a pobreza e preservar o meio ambiente, desde que haja uma mudança na atitude dos consumidores, especialmente os das camadas mais ricas de todas as sociedades, incluindo as sociedades dos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Fonte: Revista Eletrônica AMBIENTE (por e-mail! 08/06/2013)


Um comentário:

ROSÂNGELA DE CARVALHO disse...

Hoje em dia já existem cursos de aproveitamento integral dos alimentos e acho muito importante para todos que esses cursos chegassem até aonde qualquer um possa aprender, não jogue comida fora, sempre coloque no prato o que você achar suficiente para comer e se quiser mais ponha depois, mas não jogue fora, muita gente não tem nada pra comer.