quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fontes de cálcio sem lactose

Nutriente fundamental para a saúde dos ossos, em processos de coagulação e para a contração muscular, quando se fala em cálcio, instantaneamente o leite é lembrado. Mas vale lembrar o leite que não é a única fonte e aqueles que sofrem de alergia ao leite ou intolerância à lactose devem procurar imediatamente alternativas. A necessidade diária desse mineral varia conforme a idade, chegando a 1.200 miligramas por dia após os 50 anos.
A seguir são listadas outras boas fontes de cálcio, até melhores que o leite (100g de leite contém 100mg de cálcio) e que, principalmente, não contém leite:
1 - Aveia
Rica em cálcio, fornece 300 mg do mineral a cada 100g do cereal que também combate o colesterol ruim (LDL);
2 - Brócolis
400mg de cálcio em 100g, mas consumido cru pode comprometer a eficiência da tireoide;
3 - Chia
Rica em ômega 3, fibras, ferro e proteínas, cada 100g do alimento contém 556,8mg do mineral. É o "alimento da moda", pois ainda é conhecida por proteger o coração, melhorar o sistema imunológico, combater cãibras e auxiliar no funcionamento do sistema nervoso.
4 - Espinafre
Neste antioxidante cada 100g do vegetal contém 160mg do nutriente, além de ter alto teor de ferro;
5 - Gergelim
Coadjuvante na perda de peso, encontrados nessa semente 400mg de cálcio em cada 100g. Além disso é bom para o funcionamento do intestino, controla a glicemia e ajuda na regulação do colesterol e do triglicérides;
6 - Grão de bico
Com benefícios similares aos da soja, para cada 100g do alimento são obtidos 120mg de cálcio;
7 - Linhaça
Cada porção de 100 g de linhaça contém 200mg de cálcio, mas tem a desvantagem de ser altamente calórico (490 calorias por cada 100g), ou seja, quem quer perder peso é bom evitar;
8 - Sardinha
Cada 100g de sardinha oferece 500mg do mineral, além de ser rico em ômega 3 e vitaminas A e D;
9 - Soja
O vegetal apresenta 90mg do mineral a cada 100g, mas na forma de farinha ou leite de soja são 280mg de cálcio a cada 100g;
10 - Tofu
Produto derivado da soja, 100g de tofu apresenta 159mg de cálcio e ainda oferece poucas calorias: apenas 70kcal em 100g.
Fonte: MINHA VIDA (por e-mail)


Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é um verdadeiro e saudável complemento pra a saúde dos ossos, e de muito mais!


ADOREI!