segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia da Biblioteca

Pelo Decreto nº 84.631, de 09 de abril de 1980 (retificado!) foi instituído no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia da Biblioteca.
Como curiosidade, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março: data de nascimento do publicitário, escritor e poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil.
A comemoração desta data é essencial para relembrarmos a importância da leitura. Além de ser importante culturalmente, é comprovado que o hábito da leitura causa bem-estar mental. Estudos recentes mostram que o processo de imaginação que as pessoas fazem quando leem um livro é muito diferente daquele gerado por um filme ou outro método audiovisual.
Em uma de suas palestras, Bill Gates declarou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”. Exemplares palavras!
 
Grande-Sala da Biblioteca-de-Alexandria, sec.3-a.C,
a  mais rica e famosa boblioteca da história.
 Reconstituição baseada em pesqusas.



Nenhum comentário: