terça-feira, 23 de abril de 2013

22/04/2013: Dia da Terra

O Dia Internacional da Terra foi criado nos EUA (1970), mas só quase 40 anos após é que a ONU, após um pedido da Bolívia, adotou como data mundial (2009). A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970, iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental.
Na chamada Conferência de Estocolmo (1972)  celebrou-se a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicá-los.
Nesta segunda-feira (22/04/2013) o secretário-geral da ONU, Ban Kim-moon, advertiu que o planeta está em perigo devido à mudança climática e à exploração insustentável dos recursos naturais. As mudanças climáticas são um problema real e crescente da desarmonia do homem com a natureza.
O ecossistema natural está sendo danificado pela exploração insustentável dos recursos naturais frequentemente impulsionados pela cobiça e cada vez mais a natureza perde em diversidade, assim como as práticas de pesca comerciais e imprudentes estão ameaçando os peixes.
Segundo o secretário, a prioridade geral das Nações Unidas tem de ser o desenvolvimento sustentável. Embora ainda haja muito a se fazer, destacou que cada vez mais pessoas e governos reconhecem este problema, especialmente países latino-americanos, como a Bolívia e o Equador, que incluíram os direitos da natureza em suas constituições.
Fontes WIKIPEDIA e outros
Acima: Jardim do Seridó, RN - algumas fotos da área urbana da sede do município tiradas neste Dia Mundial da Terra! Pode se dizer, sem querer ofender ninguém: "É uma tsumani da ignorância contra o meio ambiente!". Pela cidade inteira se encontram muito mais exemplos!


Nenhum comentário: