segunda-feira, 25 de março de 2013

Vitamina D

 Clique sobre a figura para ler melhor!
A vitamina D é uma poderosa substância, fundamental para a saúde humana, produzida no próprio corpo, desde que haja as condições naturais para isso e sem neces-sidade de prescrição médica! Ela é produzida quando a luz solar natural atinge a pele como resposta à exposição e radiação ultravioleta.
A exposição à luz solar é a única maneira confiável para que o corpo tenha vitamina D. Mas é importantíssimo saber que os raios de luz solar natural que geram essa vitamina a partir da pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você estiver dentro de um carro, escritório ou em casa.
Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D. Isso é importante, pois atualmente existe uma febre comercial de propagandas “suspeitas” para as vantagens do uso de protetores solares!
A vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D. Essa vitamina é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, o corpo não pode absorver o cálcio, tornando os su-plementos de cálcio inúteis. Por outro lado, também a deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
Fonte: G1 e outros

Nenhum comentário: