sexta-feira, 22 de março de 2013

Sobre a cãibra


É o enrijecimento transitório de um ou grupo de músculos juntos, seguida por uma forte dor. Ocorre por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e de caráter transitório, mas vigorosamente e de forma dolorosa. Quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor. Não mata ninguém, mas incomoda bastante e provoca muitas “caretas” de dor!
Muitas pessoas temem o aparecimento de cãibras durante a prática de exercícios físicos, mas vale lembrar que o problema não é consequência, exclusiva, do treino. As cãibras são comuns nas gestantes e em qualquer pessoa, nos dias frios. O problema surge quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente ou quando há problemas vasculares no organismo. Movimentos repetitivos no trabalho e alguns remédios podem provocar cãibras como efeito colateral.
Alguns fatores que podem determinar a ocorrência de cãibras são:
- Perda excessiva de água e sais, como sódio e potássio, através da transpiração;
- Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo em consequência de grande esforço físico;
- Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por res-friamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.
Algumas medidas preventivas podem afastar o seu aparecimento ou abreviar seu efeito doloroso:
- Dieta alimentar rica em sais e minerais;
- Beber de 250 a 350ml de água ou isotônicos durante uma hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado;
- Alongar bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;
- Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam na prevenção.
Assim, alongamentos, dieta balanceada e hidratação são procedimentos básicos para prevenção contra o aparecimento de cãibras. Em todo caso, se ela aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.
Fonte: MINHA VIDA (por e-mail!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nâo adianta massagear, dói pra caramba!Como banana e melão, sempre dão bom resultado!Experimente!

Gostei da matéria!

Lucena Fernandes disse...

Melancia tambem tem bastante potássio. Evita cãibras!