segunda-feira, 25 de março de 2013

Chocolates x Páscoa x Dieta

O consumo de chocolate estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, ajudando a controlar a ansiedade e depressão. Além disso, por ser fonte de carboidratos, aumenta a disposição e energia para realizar as atividades do dia-a-dia. Isso não significa  que o chocolate pode ser consumido à vontade, por isso, moderação é a palavre chave! Deve-se lembrar que tudo que se come em excesso pode se tornar um vilão para a dieta.
O chocolate pode ser um aliado a sua saúde, pois tem muitos benefícios, mas moderação é o segredo do emagrecimento natural e efetivo. Com a aproximação da Páscoa muitas pessoas preocupam-se com a dieta pelo costume do consumo de chocolate nesse período. Mas as alternativas entre os tipos de chocolate permitem escolher o que melhor se adequa a condição do consumidor individualmente.
As principais diferenças entre os tipos de chocolates são:                    
Amargo - Preparado com pasta de cacau e com pouco açúcar, pode conter leite ou não, tem ação antioxidante colaborando para a saúde do coração.
Meio Amargo - Apresenta maior quantidade de açúcar em relação ao chocolate amargo.
Ao leite - Contém açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Engorda mais que a versão amarga e é contraindicado para quem sofre de intolerância a lactose.
Branco - Produzido a partir da manteiga de cacau, tendo mais gorduras e mais açúcar e leite, é o que mais engorda dos chocolates.
Sem açúcar, light ou diet - Sem açúcar e apropriados para ser consumido por diabéticos, porém deve ser evitado por quem quer perder peso, porém o acréscimo de gorduras, em algumas vezes pode engordar ainda mais que a versão tradicional.
Chocolate a base de soja - Não contendo lactose, proteína do leite e glúten, são especialmente indicados para portadores de doença celíaca e para em casos de intolerância a lactose. Se sem açúcar também podem ser consumidos por diabéticos. Engorda menos que o ao leite e o diet.
Chocolate com avelã, nozes, amêndoas ou castanhas - Essas oleaginosas são fontes de vitaminas e minerais como selênio, vitamina E, manganês e magnésio, têm ação anti-inflamatória, fundamentais para reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, consequentemente prevenindo o risco de doenças cardiovasculares. Apesar de benéficos à saúde, são mais calóricos e por isso não devem ser consumidos por quem estiver de dieta.
Chocolate crocante - Ricos em gorduras insaturadas e vitamina E, a castanha e o amendoim ajudam a controlar o apetite, além de serem boas fontes de fibras, o que aumenta a saciedade. Pode ser do tipo amargo, ao leite ou branco e conterem açúcar e gorduras devem ter o consumo controlado por pessoas diabéticos,  intolerantes à lactose ou em regime de emagrecimento.
Trufas - Como contém creme de leite, quaisquer um desses tipos possuem alto teor de gordura, são menos nutritivos, engordam mais e não devem ser consumidos em casos de intolerância a lactose.
Por último, os nutricionistas falam que o melhor momento para consumir o chocolate é pela manhã ou à tarde. Alguns estudos ainda apontam que consumir  um pedaço pequeno de chocolate amargo (70% cacau) pela manhã ajuda a reduzir a vontade por doce a tarde e também controla a ansiedade.
Entendendo melhor os tipos de chocolates e os seus ingredientes é possível consumir esse alimento sem prejudicar seu emagrecimento. Por isso, escolha sua opção e aproveite com moderação!
Fonte: Dieta e Saúde - Publicado em 13/03/2013 (via e-mail)


Um comentário:

Anônimo disse...

É bom demais....Eu querooooo!!