sexta-feira, 29 de março de 2013

29 de março: Fundação de Salvador-BA

Em 1536, chegou, à região, o primeiro dos donatários portugueses criados com a instituição do sistema das capitanias hereditárias, Francisco Pereira Coutinho (~1490-1547), que recebeu a capitania das mãos do rei português D. João III ( 1502-1557). Coutinho fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra. Esse arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha.
Em 29 de março de 1549, pela Ponta do Padrão, chegou o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa (~1500-1573), com sua comitiva de mais de mil pessoas, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador. Nasceu assim a cidade hoje denominada de Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, que foi capital do Brasil até 1763. Todos os donatários das capitanias hereditárias eram submetidos à autoridade do governador-geral do Brasil.
Hoje Salvador é a cidade-sede da Região Metropolitana de Salvador, popularmente conhecida como "Grande Salvador". A Grande Salvador compreende outros doze municípios na área metropolitana: Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. Com mais de 3 milhões e meio de habitantes, é terceira maior cidade brasileira, a sétima região metropolitana mais populosa do país e uma das 120 maiores do mundo.
Fonte principal: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: