sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sucos podem engordar

A quantidade de frutas que você usa ou o tipo de suco pode aumentar as calorias. O suco figura entre as melhores opções de bebida para quem quer ter uma alimentação saudável e controlar o peso. É verdade que ele é mais calórico do que a bebida gaseificada light, mas é rico em vitaminas e minerais que trazem bem mais benefícios do que os refrigerantes, por exemplo.  Porém, nutricionistas pedem alguns cuidados para não exagerar no uso dos sucos e acabar engordando em vez de emagrecer, pois como qualquer outro alimento nutritivo, eles também precisam de moderação.
É básico atentar para estes dois detalhes: o suco não substitui a fruta inteira e se o suco é diluído em água ou não.  O suco não substitui a fruta inteira, embora seja nutritivo as frutas naturais têm uma quantidade maior de fibras. Deve-se observar, também, que é preciso ficar de olho no tipo de suco escolhido! Alguns sucos precisam de muitas frutas (laranja, tangerina) para encher um copo e com isso somam mais açúcar natural e por consequência mais calorias na alimentação, enquanto outros são diluídos em água (abacaxi, melão, limão, maracujá) e, portanto, menos calorias em um mesmo volume. Um copo de 200 ml de suco de laranja, por exemplo, tem 90 calorias. Já a mesma quantidade de suco de abacaxi (sem açúcar) tem por volta de 64 calorias. Mas sem acrescentar açúcar, senão as calorias pulam para mais de 100. Converse com o seu médico ou nutricionista para saber se você pode usar adoçantes na dieta.
Também é importante lembrar que:
- o suco natural é mais nutritivo que o de caixinha;
- não pode substituir a água do dia;
- fazer o suco e beber na hora, pois a bebida armazenada na geladeira perde os nutrientes;
- o suco de fruta natural é melhor do que o suco de polpa;
- nunca beber durante as refeições! o ideal é esperar duas horas para beber líquidos após as grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar).



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