sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pré-diabetes e diabetes

Pré-diabético e a condição de quem está prestes a desenvolver o diabetes, mas que pode reverter a situação. Ela afeta 12% da população brasileira e é a condição que antecede o chamado “diabetes tipo 2”. Segundos estudos, se não se cuidarem, os pré-diabéticos tornam-se pacientes crônicos da doença em dez anos.
O diabetes é uma disfunção metabólica crônica decorrente de uma deficiência de insulina - hormônio produzido pelo pâncreas - que pode ser causada por fatores genéticos ou em decorrência de maus hábitos de vida como sedentarismo e uma dieta desequilibrada, recheada, principalmente de açúcar. No Brasil, cerca de sete milhões de pessoas, acima de 18 anos, têm a doença, porém mais de 60% deles não sabem que têm a doença.
Essa disfunção pode trazer perda ou aumento de peso, é fator de risco para problemas cardiovasculares e, nos casos mais graves, provocar falência de órgãos (rins, olhos) e até a morte. Eliminar excesso de peso com dieta e atividade física já ajudaria as pessoas permanecerem saudáveis em relação a essa doença. 
Apesar dos perigos, o diabetes é completamente controlável e com informação e mudança de hábitos, dá para ter uma boa qualidade de vida. Par o já portador da doença alguns procedimentos básicos devem ser seguidos: deve-se substituir o açúcar dos alimentos por adoçante; dá preferência para alguns alimentos que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue auxiliando o tratamento do diabetes por conta do Índice Glicêmico (IG); a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser bastante moderada;  fazer somente exercícios leves; evitar situações estressantes, pois quando um diabético fica nervoso, a sua taxa de glicose sanguínea sobe!
Fonte: G1

Nenhum comentário: