segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O "rock'n'roll"

O rock and roll (tradução livre “deitar e rolar”) surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre blues e country, mas com influencia de vários gêneros musicais com o rhythm’n’blues. Era uma batida mais agitada do rhythm and blues, o blues urbano, adotado pelos brancos e modificado com a inclusão da guitarra elétrica e lugar do violão de aço.
No começo o novo estilo rock sofreu várias críticas negativas e algumas positivas, mas sempre atrapalhando seus trabalhos. Muitos diziam que o novo rock, incentivava o satanismo. Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o discotecário Albert James Freed, o Alan Freed (1921-1965) nascido em Johnstown, começou a tocar essa mistura de blues, country e rhythm and blues para uma plateia multi-racial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão rock and roll para descrever a música. O termo rock‘n’roll era antes utilizado para referir-se ao ato sexual em letras.
Rock Around the Clock (1955) de Bill Haley & His Comets se tornou a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular. A canção era parte da trilha sonora do filme Blackboard Jungle, em português Sementes da Violência (1955).

Foto: WIKIPEDIA (Rock and Roll Hall da Fama em Cleveland, Ohio).


Um comentário:

Anônimo disse...



Also visit my web blog - how to win the lottery
Also see my site > http://lottery-how-to-win.com