segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Fuja das frituras

Os ditos salgados são uma excelente opção para quem quer comer um prato gostoso sem perder muito tempo com as panelas, mas consumidos na versão frita, acrescenta muitas calorias e gorduras ao prato, causando problemas como colesterol alto, obesidade e alterações hormonais.
Ao serem mergulhados numa panela de óleo ou azeite para ganharem o aspecto crocante carregam gordura do tipo saturada que pode fazer mal ao organismo e comprometer, principalmente a saúde do coração. Todos os alimentos de origem vegetal são pobres em gordura saturada, já os alimentos de origem animal possuem bastante gordura saturada, especialmente os queijos curados, o bacon e o toucinho.
Danosa quando consumida em excesso, a gordura sozinha não é a única culpada pela fama que a fritura leva de alimento pouco saudável. Quando um alimento é colocado para fritura em óleo vegetal a uma alta temperatura, ele se desidrata e perde nutrientes, principalmente substâncias antioxidantes como a vitaminas E, tornam-se mais calóricos, menos nutritivos e péssimos para a saúde.
Por apresentar uma composição parecida com a do estrogênio, a gordura saturada, quando em excesso, assume a função deste hormônio no organismo e causa alterações importantes em sua produção podendo provocar alterações de humor e na pele. Ela altera as funções hormonais de forma bastante intensa, provocando problemas de raciocínio, de humor e até acne, alergias e urticárias.
Portanto, você que adora salgadinhos (eu também!) dê adeus às frituras e invista em assados! Veja alguns exemplos sobre o quantitativo de calorias:

Salgado
Assado
Frito
Um pastel de queijo           
 80 cal
110 cal
Um croquete de carne
 187 cal  
273 cal
Uma coxinha
210 cal  
250 cal
Batata (100 gramas)
95 cal
220 cal (Vixe!)

Fonte: MINHA VIDA (por e-mail!

Nenhum comentário: