sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Frituras x câncer de próstata

O consumo regular de alimentos fritos, como batata e frango, é um conhecido fator de risco à saúde cardiovascular e à manutenção do peso. Uma nova pesquisa desenvolvida por especialistas da Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriu que a ingestão desses alimentos também aumenta o risco de câncer de próstata. O estudo foi publicado na edição online da revista The Prostate no dia 28 de janeiro.
Análises anteriores exploraram a relação entre a doença e os métodos de cozimento em altas temperaturas, mas esta é a primeira vez em que se investiga a ligação entre câncer de próstata e alimentos fritos. Para isso, foram avaliados dados médicos de 1.549 homens diagnosticados com o problema e 1.492 homens saudáveis que funcionaram como grupo de controle. A idade dos participantes variava entre 35 e 74 anos. Todos foram questionados sobre os hábitos alimentares, inclusive em relação a alimentos fritos específicos.
Os resultados mostraram que a ingestão de fritura uma ou mais vezes por semana aumentava entre 30 e 37% o risco de desenvolver câncer de próstata. Além disso, nesses casos o câncer costumava ser dos tipos mais agressivos. De acordo com a equipe de pesquisadores, o óleo submetido a altas temperaturas gera compostos potencialmente cancerígenos. A quantidade de substâncias aumenta conforme o óleo é reutilizado.
Fonte: MINHA VIDA (por e-mail!

Nenhum comentário: