sábado, 9 de fevereiro de 2013

09 fevereiro: dia do frevo

Em 09 fevereiro de 1907 foi a data em que houve o primeiro registro da palavra “frevo” na imprensa, por isso, é esse oficialmente o dia do aniversário do ritmo. Mas antes de aparecer nas páginas dos jornais, o frevo já era um velho conhecido nas ruas do Recife. Antes de ser um gênero musical, o frevo começou como um furdunço, um movimento de rua, dançado pelos moradores mais humildes.
O nome do ritmo é um capítulo à parte. A mistura dos instrumentos musicais provocava um certo calor no chão e as pessoas, por não possuírem um grau de instrução muito elevado, flexionavam o verbo “ferver” de maneira errada, usando-o como “frever”.  A partir daí, “frevo” virou sinônimo de aglomeração, rebuliço, entre outras definições para reuniões de massa popular. Ao todo, existem três tipos de frevo: de rua, de bloco e canção.
Os passos coreográficos somam cerca de 120: dobradiça, tesoura e parafuso, dentre outros. Seja pela fama do ritmo ou pela devoção de seus seguidores, esses passos não ficam restritos a Pernambuco e ultrapassaram as fronteiras nordestinas.
Fonte: GLOBO CIDADANIA (http://redeglobo.globo.com/globocidadania/


Um comentário:

Lucena Fernandes disse...

O melhor ritmo do carnaval!!!