sábado, 5 de janeiro de 2013

Os Doze Apóstolos



Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Inicialmente Jesus Cristo (6 a.C-27 d.C) escolheu doze apóstolos e depois os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova ou do Evangelho. Jesus também tinha para ajudá-lo em vida, além dos doze apóstolos, cerca de 70 discípulos, palavra derivada do latim que significa aluno. Nos seus doze homens, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam sua profissão nas águas da Galiléia. Quando foram chamados para servir, eles se dedicaram a ser testemunhas para o mundo daquele que os chamara. Abaixo segue o nome dos discípulos principais ou apóstolos escolhidos por Jesus há cerca de dois milênios:
- Simão (10 a. C.-67) chamado Pedro, o príncipe dos apóstolos;
- André (5 a. C.-50), o primeiro Pescador de Homens, irmão de Pedro;
- João (8-99), o apóstolo bem-amado;
- Tiago (5 a. C.-44), o Maior, irmão de João;
- Filipe(8 -95), o místico helenista;
- Bartolomeu (Século I), o viajante;
- Tomé (3-53), o ascético;
- Mateus ou Levi (0-50), o publicano;
- Tiago (0-62), o Menor;
- Judas Tadeu (10 a. C.-70), o apóstolo dos angustiados e primo de Jesus;
- Simão (13 a. C.-107), o Zelota ou o Cananeu;
- Judas Iscariotes (3 a.C.-27 d.C.), o traidor.
Após a traição de Iscariotes, Matias (5-45) foi escolhido pelos demais para ocupar seu lugar no colégio apostólico. Mais rigorosamente seria o 13º apóstolo. Outro famoso apóstolo, Paulo de Tarso (10-61) o apóstolo dos gentios, não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, mas convertido através de visões do Jesus ressuscitado, tornou-se um dos mais ardentes apóstolos do cristianismo.
     A figura acima representa a Última Ceia e é uma reprodução da tela de Leonardo da Vinci (1452-1519) exposta no refeitório do Mosteiro da Nossa Senhora da Graça, em Milão, Itália. Da esquerda para a direita, segundo o autor, tem-se três a três: Bartolomeu, Tiago e André; Judas (mais a frente), Pedro e João; Cristo, ao Centro; Tomé, Tiago (o Jovem) e Filipe; Mateus, Tadeu e Simão.

Fonte SÓ BIOGRAFIAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias /)

Nenhum comentário: