segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O primeiro bonde do Brasil

Em 30 de janeiro de 1859, começava a circular experimentalmente o primeiro bonde do Brasil, por iniciativa  do médico escocês e empresário do ramo de ferrovias, Thomas Cochrane 1805-1873) que, para tal, criou a "Companhia de Carris de Ferro da Cidade à Boa Vista".
A inauguração dos serviços regulares se deu em 26 de março de 1859, com a presença de do Imperador D. Pedro II e sua esposa. A força animal foi substituída em 1862 pelo vapor, mas a empresa, não conseguiu superar dificuldades financeiras e faliu em 1866.
O Dr. Thomas Cochrane era natural da Escócia (Reino Unido), filho de Basil Cochrane primo irmão do seu homônimo e nobre escocês, político e escritor, Admiral Thomas Cochrane, considerado o fundador do Marinha do Brasil (Lord Thomas Alexander Cochrane, 10.º conde de Dundonald e único marquês do Maranhão, nasceu em Annsfield, 14 de dezembro de 1775 e morreu em Kensington, 31 de outubro de 1860). 
Formado em medicina, transferiu-se para o Brasil na década de 1830, fixando-se na capital do império, Rio de Janeiro. Em 1839, assinou contrato com o governo brasileiro para a construção de 450 km. de estrada de ferro entre o Rio de Janeiro e São Paulo, projeto que não levou adiante por não ter conseguido levantar os recursos necessários.
Foi um dos introdutores da homeopatia do Brasil, tendo fundado, com o Dr. Benoit Jules Mure, médico francês, e vários outros colegas, o Instituto Homeopático do Brasil, em 10 de março de 1844. Casou-se, em 16 de maio de 1845, na Igreja de São João Batista do Icaraí, Niterói (RJ), com Helena Augusta Velasco Nogueira da Gama, viúva de seu colega também escocês, o Dr. Robert Wallace MacFarlane, cujos dois filhos adotou.
Residiu com a família na Chácara da Tijuca, conhecida pelo nome de Castelo, posteriormente Parque Cochrane, a qual ele comprou em 21 de novembro de 1855, em nome de sua esposa. Em 1858, no Rio de Janeiro, construiu a primeira linha de bondes (puxados a cavalo) do país (esse tipo de transporte existia então apenas nos Estados Unidos, França, Chile e México), a qual foi inaugurada em 30 de janeiro e batizada pelo Imperador D. Pedro II em 26 de março de 1859. Faleceu em 1873.
Ilustração e informação originais do amigo Prof. Adinalzir P. Lamego, via facebook.


2 comentários:

Prof. Adinalzir disse...

Valeu grande Professor!
Fico muito honrado pelo apoio. Distribuir conhecimento é uma dádiva de poucos. História é isso ai... Abraços!

Anônimo disse...

Muito lindo esse bondinho!!!


Amei!!!