segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Por que Arco-Íris?

Na mitologia grega, Íris era a filha de Taumante e de Electra. Taumante era filho de Ponto, deus pré-olímpico do Mar, e de Gaia, a Terra e mãe de todos os deuses. Electra era uma das oceânides, as filhas de Oceano (o titã mais velho) e Tétis, divindades do mar. Íris era casada com Éolo, o senhor dos ventos, e tinham seis filhos e seis filhas, e cada filho era casado com uma filha.
Íris era a mensageira dos deuses para os seres humanos e tomava a forma de arco-íris para unir a Terra e o Céu. Representada como uma virgem com asas de ouro, movia-se com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, inclusive nas profundezas dos oceanos e no mundo subterrâneo de Hades.
Neste contexto ela é frequentemente mencionada na Ilíada, embora na Odisséia, Hermes tenha tomado seu lugar. Ela era especialmente a mensageira de Hera, esposa de Zeus, o mais poderoso de todos os deuses do Olimpo e o mais mulherengo também. Na mitologia romana, era a mensageira da deusa Juno, rainha dos deuses e esposa de Júpiter. O sexto mês do ano, junho, tem esse nome em sua homenagem.
Como descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, deu origem à palavra arco-íris, que se compõe de Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.
Fonte SÓ BIOGRAFIAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/)


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é meu professor preferido, sempre com merias incríveis, FELIZ ANO NOVO meu amigo!