sábado, 29 de dezembro de 2012

Os sete dias da semana

Nos tempos modernos, foi a difusão da civilização ocidental que impôs a semana de sete dias ao mundo. Este ciclo de sete dias tem uma origem dupla. De um lado, os astrólogos de Alexandria, organizaram a semana acreditando serem os dias regidos sucessivamente pelos sete "planetas" então conhecidos, crença que acabou por se espalhar por todo o Império Romano e deste às culturas vizinhas. De outro, a tradição hebraica do shabbath ou sábado, que impunha um dia a cada sete dedicado ao culto religioso, com restrição ao trabalho braçal e servil.
No entanto, tanto os hebreus quanto os alexandrinos herdaram isso das civilizações da Mesopotâmis: os sumérios de Ur, cerca de 3000 anos antes, já observavam um ciclo de sete dias, relacionado aos sete planetas, sete céus, sete ramos da árvore da vida e os sete deuses que regiam todas essas coleções de sete elementos: Utu, Nanna, Gugalanna, Enki, Enlil, Inanna e Ninurta.
Assim, os dias da semana, em quase todo o mundo nos seud vários idiomas, com exceção da língua portuguesa, fazem referência direta ou indireta aos nomes dos sete corpos celestes conhecidos desde os babilônios, a saber, Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Veja esses exemplos:
Português
Espanhol
Inglês
Homenagem
Domingo
Domingo
Sunday
Dia do Sol
Segunda-feira
Lunes
Monday
Dia da Lua
Terça-feira
Martes
Tuesday
Dia de Marte
Quarta-feira
Miércoles
Wednesday
Dia de Mercúrio
Quinta-feira
Jueves
Thursday
Dia de Júpiter
Sexta-feira
Viernes
Friday
Dia de Vênus
Sábado
Sábado
Saturday
Dia de Saturno

Porque os dias da semana são tão diferentes em português? Costuma-se explicar que os lusitanos tinham o costume de fazer comércio em ruas e praças e, então, os dias passaram ser denominados de acordo com a sequência das “feiras”. O primeiro dia não ficou denominado como “Primeira-Feira” por eles dedicarem o primeiro dia da semana a devoção condicionada: O primeiro dia de feira se Deus quiser (Dia do Deus do Sol = Dia do Domênico).
Figura: “Sábado de feira” em Jardim do Seridó/RN

 

Nenhum comentário: