segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Opinião: reciclagem e reuso

A corrida desenfreada na produção de bens de consumo pelo ser humano, associada à escassez de recursos não renováveis e a contaminação cada vez mais intensa do meio ambiente, faz com que o homem seja considerado o maior e mais violento destruidor do planeta. Além da destruição dos recursos naturais não renováveis, vai deixando nosso mundo repleto de resíduos incompatíveis com a sobrevivência saudável de toda a macrovida na Terra.
A reciclagem e reutilização estão sendo vistas como importantes alternativas para a redução da quantidade de lixo no futuro. Este assunto vem despertando a sociedade para a necessidade de um debate cada vez mais profundo sobre reciclagem e reutilização de produtos que seriam considerados inservíveis. Assim, o objetivo é criar bons hábitos de preservação do meio ambiente, levando à economia de matéria-prima e energia.
É preciso, particularmente, que os governos e os profissionais do setor dediquem-se ao desenvolvimento de valores fundamentais nas áreas do meio ambiente, do saneamento e também dos direitos humanos. É importantíssima a definição na gestão pública de uma política nacional de saneamento básico, incluindo legislação, sustentabilidade, obras públicas e saneamento rural.
Paralelamente, é urgente a introdução no processo educacional básico de matérias que façam nossas crianças crescerem com uma formação cultural voltada para a sua própria sobrevivência no nosso limitado planeta, no mínimo de forma mais saudável e sustentável.
Texto base: Revista BIO (n° 52)


Nenhum comentário: