sábado, 15 de dezembro de 2012

O que é um Sommelier!

Sommelier no Brasil ou escanção em Portugal é um profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos, cervejas, ou outros tipos de bebidas, e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e rotação de adegas e elabora cartas de vinho em restaurantes. Na Antiguidade, o escanção era quem vertia o vinho nos copos dos convivas, nos banquetes.
Para trabalhar como sommelier o profissional precisar procurar realizar um curso de formação profissional que seja reconhecido pela Associação Brasileira de Sommeliers. Ao realizar o Curso de Formação Profissional Sommeliers, o profissional passa por conhecimentos teóricos, por exemplo, sobre degustação, armazenamento, estocagem, culturas específicas e todas as informações que são essenciais para ter uma boa formação na área. O profissional graduado sairá para o mercado com uma boa preparação sobre como deve ser o trabalho de um sommelier, incluindo estratégias, vendas e marketing relacionados com a bebida de sua especialidade.
Sommelier de vinho e café todo mundo conhece, mas está em franca expansão no mercado a carreira para sommelier de água mineral! Degustar e harmonizar água mineral acompanha as necessidades do grande crescimento do seu consumo mundial. Existem três grupos de água mineral: sem gás, com gás natural e com gás artificial (adição de gás carbônico). Para identificar uma água com gás se observa as borbulhas, que é o equivalente à perlage dos champagnes, prosecos e espumantes.
O sommelier identifica diferenças sutis de salinidade e acidez na degustação de água. Basica-mente a diferença entre uma água e outra depende da sua mineralização (tanto qualitativamente como quantitativamente) e são influenciadas pelo seu pH e percentual de anidrido carbônico dissolvido. No  armazenamento, a água precisa de cuidados:  não deve ser exposta a luz e calor.


Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalho gostoso esse héim?

Parabéns professor!