domingo, 2 de dezembro de 2012

Leite de soja

Chamar essa bebida de "leite" tornou-se um hábito corriqueiro, mas o termo não é correto. A bebida de soja não é um leite, é apenas um pouco parecida e tem o apelo comercial de substituir o leite de vaca.  Na verdade, é um suco extraído de um grão.
Há quem não dispense um bom copo de leite de soja, enquanto outros torcem o nariz mesmo para versões com sabores adocicados e com essências. O certo é que essa bebida feita a partir do grão é uma opção saudável para a alimentação do dia a dia, mas é preciso saber incluí-las no cardápio.
Esse “leite” é um alimento nutritivo, tem proteínas, vitamina A, vitamina B12 e ácido fólico. Também tem caseína, uma proteína que substitui a proteína do leite sem prejudicar a saúde. Mas em alguns casos o ideal é evitar ou limitar o consumo. Leia os itens seguintes para formar sua opinião:
1.       A bebida à base de soja pode substituir o leite de vaca, mas apenas se a bebida tiver adição de cálcio. Observe o rótulo para descobrir se a bebida possui as quantidades de cálcio que você precisa. A recomendação de ingestão diária de cálcio para adultos é de 1000 miligramas;
2.       A versão light do leite de soja e o leite desnatado são as melhores opções, principalmente para quem quer perder peso;
3.       É uma boa opção para quem tem intolerância à lactose ou tem alergia ao leite;
4.       As isoflavonas da soja interagem com o hormônio estrogênio do corpo humano, o que poderia supostamente alterar os ciclos hormonais normais e portanto não deve ser ingerida excessivamente pelas crianças (máximo de 300 miligramas diários, mas sem limites para adultos);
5.       Ao ser fervido não terá as propriedades nutricionais modificadas, mas não continua saboroso depois de aquecido, tampouco se misturado com café;
6.       As diferenças nutricionais entre o grão e a bebida são poucas. A bebida à base de soja traz quase todos os benefícios do grão de soja. Tem apenas um pouco menos de fibras, mas nada nutricionalmente significativo;
7.       A digestão do leite de soja é mais fácil que a digestão do leite de vaca porque as proteínas da soja são mais facilmente digeridas pelo sistema gastrointestinal e o leite de vaca fermenta mais durante a digestão.
Fonte: MINHA VIDA - 16/11/2012 (http://www.minhavida.com.br/alimentacao/ )

3 comentários:

Everton John disse...

Parabéns pelo blog...adorei o texto sobre o suco da soja. Eu já tomava, agora depois de ler o referido texto, vou tomar mais ainda...rsrsrs...

Abraços...

Anônimo disse...

Eu acho eles bem ruinzinhos, mas sei que preciso principalmente pela idade, e depois dessas dicas, vou começas a gostar até do sabor! rsrsrs

Valeu professor!

Lucena Fernandes disse...

Não sei se consigo. Detesto soja!