sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Água com gás x água natural

De acordo com definições aplicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a água gaseificada artificialmente é aquela que tem dióxido de carbono na composição e não pode ter a adição de outros componentes. Logo a água com ou sem gás não possui calorias e, portanto, não engorda e nem incha e nem favorece o desenvolvimento da celulite.
Há diferença de nutrientes existe apenas entre a água mineral e a água filtrada, com ou sem gás. A água mineral com gás é mais rica em nutrientes, como cálcio, magnésio e potássio. Quanto ao sódio, vale ficar atento aos rótulos, já que a quantidade do nutriente varia drasticamente de marca para marca.  
A água da torneira que passa pelo filtro pode conter alguma concentração de cloro, flúor e outros aditivos, que são usados no tratamento da água. Já a água mineral engarrafada chega a ter até quatro vezes mais cálcio, magnésio e potássio. Entretanto, esses nutrientes podem ser obtidos de outras maneiras na dieta, como pela ingestão de leite.
O gás não afeta a capacidade de absorção do corpo, mas pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão desenvolver irritações na mucosa gástrica se consumirem muita água com gás e devem fazer um teste se perceber alguma irritação.
Assim, a água com gás é tão saudável quanto a água natural, pois a composição de ambas é a mesma. A água natural pode até parecer a melhor, já que tudo o que é "natural" costuma ser mais saudável, mas a versão gaseificada não precisa ser excluída da sua alimentação.
Fonte: MINHA VIDA NO VERÃO (Via e-mail em 26/12/2012)


Um comentário:

Anônimo disse...

BOM SABER! Gostei é sempre bom que possamos fazer as opcões necessárias e desejadas!

Ótima dica!