domingo, 4 de novembro de 2012

Origens da acupuntura

A acupuntura (do latim acus - agulha e punctura - colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.
A história da acupuntura confunde-se com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa. Seus princípios básicos surgiram por volta de 3000 a. C., da observação do instinto do ser humano de, ao se machucar, massagear o local dolorido. A partir daí os médicos chineses concluíram que era uma tentativa instintiva de energizar e sedar o local e especializaram-se em instrumentalizar o procedimento. Criaram instrumentos similares às agulhas, primeiro eram lascas de paus e ossos e espinhos.  A partir do século VII a. C. a acupuntura passou a ser praticada com instrumentos de metal como ouro, prata, latão e ferro, percussores das atuais agulhas de aço inoxidável.
A acupuntura chegou no ocidente através dos primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês, ainda na Idade Média. Entre eles Marco Polo (1254-1324), mercador, embaixador e explorador italiano, aos Monges Jesuítas do século XVI, e à Andreas Cleyer (1634-1698), botânico, médico e orientalista da Companhia Holandesa das índias Ocidentais.

Fontes:
1.        DUARTE, M. “O Livro das Invenções”, 3ª Edição, Cia das Letras, São Paulo, 1997.
2.        SÓ BIOGRAFIAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ )
3.        WIKIPEDIA (http://pt.wikipedia.org/wiki/ )

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma tecnica interessante! existem pessoas que se submeteram a esse tipo de tratamento, e obtiveram sucesso!