sábado, 10 de novembro de 2012

A história da Avon

Avon Cosméticos ou simplesmente Avon, é uma empresa norte-americana de cosméticos. Sua história teve início em 1886 quando o um rapaz proveniente de New Cork, David Hall McConnell (1858-1937) fundou a California Perfume Company, em Manhattan, Nova York. O nome Avon, pelo qual ficaria mundialmente conhecida, que corresponde a palavra do português NOVA de forma invertida, não tem nada a ver com isso.
David Connell, aos 20 anos, iniciou sua carreira como vendedor ambulante de livros de porta em porta, em New York. Pra vencer a resistência das pessoas, passou a distribuir como brinde frasquinhos de perfumes produzidos por um amigo farmacêutico, para quem lhe recebessem em suas casas permitindo mostrar seus produtos. Com o tempo ele percebeu que as pessoas estavam muito mais interessadas no perfume do que no seu produto literário.
Assim, encontrou a fórmula para o sucesso: a venda porta a porta, mas de produtos de perfumaria. Em 1886 fundou formalmente a California Perfume Company, com a coleção de fragrâncias Little Dot, e contratou uma amiga viúva de Winchester, New Hampshire – Mrs. Florence Albee – que começou a recrutar outras mulheres para o novo negócio. O sucesso veio com a implantação de um sistema de vendas direta que contratava promotoras de venda, que conseguiam atingir o público de donas de casa que se encontraram motivadas a exercer uma atividade comercial independente. Foi através dessa voz feminina que a empresa cresceu rapidamente e dez anos mais tarde, já contava com cerca de 25 mil revendedoras atuantes nos Estados Unidos.
Em 1896, uma década após sua fundação, a California Perfume Co. apresentou seu primeiro folheto de ofertas. Em 1897 foi inaugurado o primeiro laboratório da empresa, em Suffern, nos Estados Unidos. O nome Avon surgiu em 1929, para uma linha de produtos. Era uma homenagem a William Shakespeare (1564-1616), escritor nascido na cidade inglesa de Stratford-on Avon, de quem McConnell era grande fã. Dez anos mais tarde, em 1939, o nome foi adotado para toda a companhia, que passou a se chamar Avon Allied Products, Inc..
Chegando ao Canadá em 1914, iniciou sua expansão internacional e depois atingiu o mercado europeu. No dia 6 de agosto de 1959, foi inaugurada a fábrica da Avon no Brasil, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. O batom na cor Clear Red, da linha Fashion, foi a primeira produção nacional. O circuito de vendas nacional esteve restrito à região Sudeste por mais de 30 anos. A fragrância Rosa Silvestre é o primeiro grande sucesso comercial da Avon Brasil. Em seguida, vieram as fragrâncias Bem me Quer, Toque de Amor, Topaze, Persian Wood e Noite de Estrelas.
Atualmente, a Avon está presente em mais de 100 países. A empresa produz perfumes, maquiagem, cremes, loções, produtos para o cabelo, pele e cuidados diários, entre outros itens.  A sede central está em Nova York (EUA), mas a Avon Products Inc. tem aproximadamente 18 fábricas em 15 países diferentes, alcançando um faturamento líquido que a torna como a mais poderosa empresa do mundo nesse segmento.
Fontes: Sites sobre a AVON

Nenhum comentário: