quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dieta e exercícios

A maioria dos médicos recomendam várias medidas para a prevenção do câncer. A maioria dos profissionais sugere reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, controlar o peso através de uma dieta saudável, não fumar e fazer exercícios. Uma dieta baseada em vegetais e com baixo teor de gordura pode melhorar a qualidade de vida, ajudar na recuperação após um tratamento e reduzir as possibilidades de recorrência.
Alimentos de origem vegetal contêm substâncias conhecidas como fitoquímicas, ou seja, compostos químicos produzidos pelas plantas. Como exemplos de fitoquímicos são as ligninas, flavonoides e licopenos, que são encontrados em grãos integrais, amoras, morangos e tomates, respectivamente.
Uma dieta saudável não deve ter refeições a base de carne mais que três vezes por semana. Deve ser rica em frutas, vegetais e grãos integrais ou legumes pode garantir os benefícios desses compostos. Além disso, é muito importante reduzir o consumo de gorduras.
No consumo de grãos integrais, sugerem-se receitas que incluam grãos e produtos como cevada, aveia, trigo integral e arroz silvestre. Prefira o pão integral e os cereais integrais, como o de farelos. E além ds integrais deve-se comer frutas em todas as refeições como sobremesa ou como ingredientes de receitas e, sempre que possível, frescos e da temporada, para otimizar os nutrientes saudáveis e os antioxidantes, evitando-se, assim, os industrializados.
Para reduzir o consumo de gordura, use azeite de oliva ou óleo de canola em seus pratos. A margarina proveniente dessas fontes também é aceitável. O consumo de gorduras para não deve exceder 30% do total de uma dieta de 2.000 calorias. Consuma as quantidades recomendadas pela pirâmide de alimentos (Ver figura abaixo!). Qualquer excesso resultará em ganho de peso. Aprenda a ler as informações sobre o valor nutricional dos alimentos e use essas informações para planejar suas refeições.
Outra recomendação muito importante é fazer exercícios. Estudos já demonstraram que, para mulheres que são ativas, as probabilidades de desenvolver câncer de mama são 30% menores, do que as das mulheres sedentárias. Praticar atividades físicas todos os dias pode não ser tão difícil assim. Por exemplo, pode-se usar escadas em vez de elevadores ou estacionar afastado de onde se  vai, para caminhar mais.
Procure fazer algum exercício aeróbico por 20 a 30 minutos, diariamente, como caminhar, correr, nadar e/ou andar de bicicleta. É recomendável consultr ao médico antes de aumentar a quantidade ou mudar significativamente a rotina de seus exercícios.
 
Pirâmide alimentar

Fonte principal: YAHOO! BRASIL (http://br.mulher.yahoo.com/dieta-baseada-em-vegetais-e-com-baixo-teor-de-gordura-pode-ajudar-pacientes-com-câncer-de-mama.html)


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