domingo, 21 de outubro de 2012

Cozimento de vegetais

Vegetais são parte importante da dieta, especialmente para as crianças, porque contêm nutrientes, essenciais para o desenvolvimento saudável do organismo. Mas dependendo da maneira como os vegetais são preparados, eles podem perder o que têm de melhor: os tais nutrientes. Excesso de água, alta temperatura e muito tempo de cozimento são os três fatores mais prejudicam essa qualidade. A água é o elemento mais importante, pois sua falta ou abundância é primordial para a riqueza ou escassez de nutrientes nos vegetais.
Alguns procedimentos domésticos podem ser muito eficientes para evitar a perda de nutrientes:
1.    Sopa - Ao cozinhar os vegetais em uma panela com água levada ao fogo, os nutrientes se concentram na água. Ao aproveitar esse caldo na sopa, evita-se que grandes quantidades de nutrientes sejam desperdiçadas;
2.    Reaproveitaamento - Aproveitar a água usada para cozimento dos vegetais para cozinhar outros alimentos, como arroz ou macarrão;
3.    Cozinhar no vapor - As perdas nutricionais quando os vegetais são cozidos a vapor são muito menores (10% a 30%) se comparadas ao cozimento tradicional (40% a 60%);
4.    Cozer pedaços grandes - Cortar os vegetais em pedaços grandes, pois o os pequenos pedaços aumentam a exposição interior do vegetal, facilitando a fuga de nutrientes;
5.    Água/tempo - Evitar usar muita água ou deixar o alimento no fogo por muito tempo;
6.    Microondas - Utilizar o forno de microondas para cozinhas os vegetais, mas com pouca água. Ele aparece como uma boa opção para preparo de vegetais, já que minimiza todos os fatores citados.
Uma dieta balanceada e o consumo de produtos orgânicos e feitos próximos à sua região são escolhas complementares para um consumo mais leve e mais sadio.
Fonte: PORTAL ECYCLE ( http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/1100-saiba-como-evitar-a-perda-de-nutrientes-na-hora-de-preparar-vegetais.html)

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