quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 de outubro: Dia do Sapateiro

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Sapateiro, uma das profissões mais antigas de que se tem notícia. Conta-se que por volta do ano 280, os irmãos Crispim e Crispiniano, que eram patricíos, ou seja, pertenciam à classe rica romana daquela época, se converteram ao Cristianismo. Perseguidos e tiveram que fugir de Roma e foram para Gália. Lá se estabeleceram, fizeram voto de pobreza, distribuíam suas riquezas e passaram a trabalhar como sapateiros, além de estarem sempre envolvidos com atividades cristãs. Diz a tradição que por conta da conversão, continuaram sendo perseguidos, até que foram capturados e decapitados. Após mil anos, por volta de 1.300, o Cristianismo tomou conta de Roma e um bispo recuperou as vestes dos irmãos e criou uma Igreja em homenagem a eles. Foi então convencionado o Dia 25 de outubro como o Dia do Sapateiro, em homenagem a São Crispim.
Na foto Seu Isaac, o sapateiro mais emblemático de Jardim do Seridó, fotografado recentemente por mim, em seu labor diário.
Nesta data também se comemoram o Dia da Saúde Dentária, da Construção Civil e da Democracia.

2 comentários:

Anônimo disse...

PÔXA! Que história héin? Meu pai era sapateiro não aquele que conserta, mas aquele que fabríca, mas mesmo assim nunca soube da existencia dessa data, enquanto ele era vivo!

ÓTIMA MATÉRIA!

Damiao Dantas disse...

Mais uma bela postagem, valeu Carlão.