terça-feira, 23 de outubro de 2012

24 de outubro: Dia da ONU

O dia 24 de outubro é o dia da Organização das Nações Unidas - ONU, porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que ela foi oficialmente criada.
Depois do fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil. Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado por todos os países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamen-tais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Na verdade, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.
Com a adição de Sudão do Sul em 14 de Julho de 2011, atualmente a ONU conta com 193 países membros das Nações Unidas, incluindo todos os Estados independentes plenamente reconhecidos, além da Cidade do Vaticano, que tem o estatuto de observador. A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque (foto) e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros.
A paz e a segurança são os objetivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos. As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe e é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

Nenhum comentário: