sábado, 20 de outubro de 2012

20 de outubro: Dia do poeta!

PARABÉNS!!! "O poeta não será mais que memória fundida nas memórias, para que um adolescente possa dizer-nos que tem em si todos os sonhos do mundo, como se ter sonhos e declará-lo fosse primeira invenção sua. Há razões para pensar que a língua é, toda ela, obra de poesia." (José Saramago).
Publicado em minha “timeline” pelo amigo Eustáquio Silva.

A poesia é o gênero lírico, uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.
A poesia como uma forma de arte parece ser anterior à escrita. Muitas obras antigas, desde os vedas indianos (1700-1200 a.C.) e os Gathas de Zoroastro (1200-900 aC), até a Odisseia de Homero (800-675 a.C.), parecem ter sido compostas em forma poética para ajudar a memorização e a transmissão oral nas sociedades pré-históricas e antigas.
O poema épico mais antigo sobrevivente é a Epopeia de Gilgamesh, originado no terceiro milênio a.C. na Suméria (na Mesopotâmia, atual Iraque), em escrita cuneiforme, em tijolos de argila e, posteriormente, papiro. Outros exemplos de antigas poesias épicas incluem os épicos gregos Ilíada e Odisseia, os livros iranianos antigos Gathas Avesta e Yasna, o épico nacional romano Eneida, de Virgílio, e os épicos indianos Ramayana e Mahabharata.

Desconheço registros históricos que definam o dia 20 de outubro como dia do poeta, mas há uma grande quantidade de publicações que se referem a esta data como tal. Oficialmente sabe-se que o Dia Nacional da Poesia foi escolhido para ser comemorado todo 14 de março porque foi quando nasceu o grande ícone da literatura brasileira, o poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871). Contudo, o Dia Mundial da Poesia no resto do mundo é comemorado no 21 de março. Essa data foi estabelecida em 16 de novembro de 1999, na XXX Conferência Geral da UNESCO.
     Definição de poeta (Fernando Pessoa)
     O poeta é um fingidor
     Finge tão completamente
     Que chega a fingir que é dor
     A dor que deveras sente.
     E os que leem o que escreve
     Na dor lida sentem bem
     Não as duas que ele teve
     Mas só as que ele não têm
       E assim nas calhas de roda
       Gira, a entreter a razão
       Esse comboio de corda
       Que se chama coração.
Hoje também se comemora o Dia do Arquivista, Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo, Dia Mundial da Osteoporose e Dia Mundial da Estatística

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pra você! O poeta mais completo que tive a honra de conhecer!

Obrigado por tudo!

Anônimo disse...

Hello my loved one! I want to say that this post is awesome, great written and come with almost all significant infos.

I'd like to look more posts like this .

Feel free to visit my web site :: 33 football shirt review

Anônimo disse...

Na realidade, o que os brasileiros festejam no dia 20 de outubro é o "Dia Nacional da Poesia", que também é conhecido como "Dia do Poeta", para marcar a data da fundação do "Movimento Poético Nacional" brasileiro, ocorrida na cidade brasileira de São Paulo-SP em 20 de outubro de 1976, a partir de um encontro realizado na casa do Poeta, jornalista, tabelião, advogado, político, romancista, cronista, pintor e ensaísta brasileiro, Paulo Menotti Del Picchia